menu
Voltar

Webinar discute inovação nos Três Poderes

10 de julho de 2020

Webinar discute inovação nos Três Poderes

RAPS, Instituto Arapyaú e República.org se juntaram para promover conversas sobre o protagonismo dos profissionais públicos na agenda de inovação governamental. A série “Capacidades para inovação em governos: ações para o presente e diálogos para o futuro” busca conectar profissionais e especialistas que trabalham com o tema, a fim de fortalecer saberes e práticas para as soluções dos desafios do setor público no século XXI.

O primeiro webinar da série aconteceu no dia 7 de julho. O tema da conversa foi “Desafios e alternativas para inovação nos Três Poderes”. O encontro teve como convidados Daniel Lima Ribeiro, criador e coordenador do Laboratório de Inovação do Ministério Público do Rio de Janeiro; Fabiana Ruas, diretora do Centro de Pesquisa e Inovação do Tribunal de Contas da União – TCU; e Fernando Haddad Moura, assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e Talento Legisla Brasil. A mediação será de Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e do Fórum Inova Cidades.

O evento abordou as diversas possibilidades e soluções para os desafios públicos no Brasil, com destaque para a importância da inovação nesse processo em órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Os participantes trataram das iniciativas que estão envolvidos e compartilharam experiências, aprendizados e alternativas na implementação de estratégias no setor.

Daniel Lima Ribeiro tratou do trabalho do Laboratório de Inovação do Ministério Público do Rio de Janeiro, do que é criador e coordenador. Em sua fala, afirmou que a inovação precisa ser um valor para a instituição, sendo adotada por meio de métodos e processos, além de ser construída diariamente. Para que isso se torne possível, foi destaca a importância do apoio do comando da organização. “O primeiro desafio é o da liderança, é fundamental que haja o ter o ‘patrocínio’ da gestão para que ocorra uma mudança de cultura em que a inovação seja favorecida”, explicou.

Já Fabiana Ruas abordou o tema da perspectiva do Tribunal de Contas da União, onde é diretora do Centro de Pesquisa e Inovação. Sua fala destacou a necessidade da inovação acontecer nos processos considerados mais importantes para a instituição, de modo a garantir mais impacto. “É preciso ter uma visão estratégica do que é mais importante para inovar”, revelou. Ao abordar o processo realizado no TCU, ela destacou que a primeira etapa do trabalho focou em dois eixos: novas tecnologias e análise de dados. E pontuou: “inovar não é somente trazer novas tecnologias para a organização, é preciso mudar a visão e o modelo mental dos servidores”.

Outra experiência abordada no evento foi o trabalho de inovação que ocorre no gabinete da Líder RAPS e deputada estadual Marina Helou (REDE-SP). Fernando Haddad Moura, assessor parlamentar do mandato destacou que entender o papel do legislador é fundamental para inovar na área. “É preciso entender que o papel do representante do legislativo não é apenas o de propor leis, aumentar esse escopo é fundamental para fomentar inovação”, declarou. Um dos exemplos dados foi de como ações no eixo Transparência podem ser um canal para práticas inovadoras. Além disso, Moura abordou a necessidade de se considerar a inclusão e a representatividade nos processos, de modo a tornar a inovação ao alcance de todos e todas.

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS