menu
Voltar

Workshop de Ativismo RAPS reúne especialistas em inovação digital e mobilização social

29 de agosto de 2016

Workshop de Ativismo RAPS reúne especialistas em inovação digital e mobilização social

workshop_site
Um dos convidados, o professor Carlos Nepomuceno, falando aos participantes do Workshop.

A RAPS realizou dia 13 de agosto o primeiro Workshop de Ativismo Cívico reunindo especialistas em empreendedorismo e mobilização social a partir da utilização de ferramentas digitais.
O jornalista, professor e consultor especializado em estratégia no mundo digital, Carlos Nepomuceno, falou sobre o tema “Democracia Conectada” e alertou que a sociedade precisa urgentemente adotar um novo modelo de administração. “E esse modelo é a chamada ‘uberização’, um conceito inspirado no surgimento do UBER – sistema de compartilhamento de transporte individual, cuja gestão é feita por aplicativo digital que coloca nas mãos do usuário a organização do sistema”.
Segundo Nepomuceno, mais do que a reforma política, é preciso fazer uma reforma na política com a adoção de ferramentas digitais e aplicativos para todas as áreas a fim de permitir a tomada de decisões por parte da sociedade e a RAPS é o ambiente ideal para incubar as lideranças que farão essa transformação através da inovação.
“Precisamos de um local que prepare o cidadão para um novo modelo de gestão e um novo modelo de política, que entenda o que está acontecendo no mundo e ajude a acelerar os processos que priorizem o interesse público. ”
A ativista e especialista em tecnologia Yasodara Cordova falou sobre engajamento político e o uso de ferramentas digitais. “É preciso impactar a política com métodos além do voto. A democracia precisa de um update urgente. ”
Na opinião de Yasodara, o futuro aponta para a descentralização e fragmentação, efeito em rede, mudanças rápidas de legislação e diferentes formas de interagir com os governos. “Em países menores, há mais investimento em tecnologias digitais a serviço do cidadão.”
workshop_site2_editado
Participantes do Workshop de Ativismo Cívico realizado na sede da RAPS.

Advocacy não é lobby
“Mobilização em torno de causas: visão estratégica” foi o tema abordado por Leandro Machado, fundador e conselheiro da RAPS, e especialista em advocacy pela Cause.
Ele fez questão de explicar que advocacy não é lobby. É uma estratégia de mobilização em torno de causas com o objetivo de influenciar, por meio de várias forças da sociedade, os tomadores de decisão para promover mudanças na lei ou em projetos governamentais”, explicou.
Para dar continuidade ao tema “Mobilização em torno de causas: ativismo digital” a RAPS convidou a ativista Anna Livia Arida, diretora do movimento Minha Sampa, que apresentou como exemplo a conquista da primeira delegacia da mulher funcionando 24 horas.
A redução das barreiras do tempo e do espaço que a internet propõe é fundamental para .ampliar e potencializar o engajamento de mais pessoas em causas específicas. ”Mobilizar é tocar corações e mentes para atuar em torno de um propósito comum direcionado para a ação”.
Para encerrar o Workshop de Ativismo Cívico da RAPS,   a ativista Anna Enrica Duncan, coordenadora de expansão da Rede Nossas Cidades, falou sobre o mundo conectado e o empoderamento do cidadão.
“Não podemos deixar passar as coisas que nos incomodam nas cidades. É necessário pressionar os governos. Nós, como cidade e como cidadãos, não temos tempo a perder.”
Campanha de Financiamento Coletivo
O evento foi pensado como recompensa para os doadores da Campanha de Financiamento Coletivo Seja +1 Traga +1 promovida pela organização de 04/07/2016 a 31/07/2016. Foi quase um mês dedicado à sensibilização das pessoas, sobretudo da rede de lideranças RAPS, sobre a importância de contribuir para que nossa missão continue a dar frutos.
O valor arrecadado foi de R$ 11.963,77 e o número de apoiadores que deram sua contribuição foi de 59 pessoas. Desse total de doadores, 13 são Líderes RAPS, 13 Jovens RAPS e 14 Empreendedores Cívicos RAPS. A organização se sente grata a todas as pessoas envolvidas na divulgação da campanha e que puderam fazer sua contribuição, ajudando na construção de uma democracia alinhada aos princípios da ética, transparência e sustentabilidade.
 

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS