menu
Voltar

Frente Ambientalista debate reforma tributária sustentável com diversos setores

19 de novembro de 2020

Frente Ambientalista debate reforma tributária sustentável com diversos setores

A Frente Parlamentar Ambientalista promoveu em 18 de novembro um debate sobre a relação entre a Reforma Tributária, em discussão no Congresso Nacional, e a economia verde. O evento contou com a participação de diversos setores, incluindo deputados representantes de frentes parlamentares, da indústria, de organizações ambientalistas e gestores municipais.

O debate é parte das ações feitas pela Frente Parlamentar Ambientalista em parceria com organizações da sociedade civil, que apresentaram em agosto um documento com nove propostas para uma reforma tributária sustentável. A RAPS é parte desse movimento ao lado de Instituto Akatu, CDP, Centro Brasil no Clima (CBC), Instituto Clima e Sociedade (iCS), Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), Instituto Escolhas, Instituto Ethos, Instituto Sociedade População e Natureza – ISPN, Observatório do Clima, Rede Advocacy Colaborativo (RAC) e World Wide Fund for Nature (WWF).

Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, o Líder RAPS e deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB-SP) afirmou que a reforma tributária é uma grande chance para o país transferir recursos que contribuam com o desenvolvimento sustentável. “Temos uma janela de oportunidades e precisamos aproveitar para usar a tributação para uma transição ecológica. E se queremos essa transição, precisamos que os instrumentos tributários sejam colocados em debate”, disse.

Agostinho também falou sobre a necessidade de construção coletiva de soluções para a questão. “O tema é complexo e envolve vários setores, com interesses às vezes distintos. Por isso é importante reunirmos representantes de várias áreas para contribuir com propostas para uma reforma tributária sustentável”, explicou.

Coordenador da Frente Parlamentar da Economia Verde, o Líder RAPS e deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) comemorou que diversos setores econômicos estão se mobilizando em busca da sustentabilidade tributária no país. “Defendemos uma concepção abrangente, com a junção de diversos interesses e olhares em função da sustentabilidade. O nosso debate é em torno de uma PEC. Podemos aglutinar o conceito de externalidade e introduzir esse parâmetro para englobar a todos, considerando os impactos da produção. Temos esse conceito-mãe e propostas mais específicas. A reforma tributária vai moldar nosso modelo econômico e induzir tendências”, declarou.

André Lima, coordenador do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), trouxe para o debate o tema da progressividade socioambiental, que se traduz em “quem polui mais, paga mais”. “É ponto comum que essa discussão é complexa e envolve setores com diversos interesses, por isso a reforma não anda fácil. A diversidade de visões é importante e é preciso olhar o futuro a partir de uma nova economia, com contribuições de diversos setores. Encontrar pontos em comum é algo que vai fortalecer o objetivo central de um movimento em torno da reforma sustentável”, afirmou.

Também participaram do debate os deputados federais Joenia Wapichana (REDE-RR) e Nilton Tatto (PT-SP); o presidente-executivo da Associação Brasileira do Alumínio (Abal), Milton Rego; o presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), Adalberto Maluf; o diretor Institucional e Sustentabilidade Grupo Cataratas, Fernando Sousa; o presidente-executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Lopes Sauaia; a diretora-executiva da Aliança de Controle do Tabagismo (ACT), Paula Johns; a secretária de Meio Ambiente e Agricultura na Prefeitura Municipal de Três Rios (RJ), Alice Hagge; o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), Teriana Selbach; o vice-presidente do Instituto Brasil Orgânico (IBO), Rogério Dias; o diretor de Relações Governamentais da Natura&Co, Paulo Dallari; e o especialista em Relações Governamentais do Grupo Boticário, Felipe Salomão.

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS