Processo de Seleção - RAPS
menu

Processo de Seleção Líderes RAPS 2021

Processo de
Seleção Líderes RAPS
2021

O que é?

O Processo de Seleção dos membros RAPS é um dos elementos estruturantes de ação da organização e envolve diversas atividades e etapas. Anualmente, a RAPS direciona seu foco para a atração e seleção de lideranças políticas que estejam alinhadas aos valores e princípios da organização.

Acesse o edital Inscreva-se

Por que se inscrever?

  • Faça parte de uma rede de lideranças comprometidas com a transformação do Brasil em um país mais justo, com mais qualidade de vida e oportunidades para todos e que respeite os recursos naturais disponíveis;
  • Tenha acesso a conteúdos de apoio e desenvolvimento exclusivos, tais como palestras, seminários, workshops, mentorias, premiações e outros;
  • Amplie seus conhecimentos sobre política institucional, democracia e sustentabilidade desenhados exclusivamente para lideranças em cargos executivos e legislativos;
  • Conheça, troque experiências, e atue conjuntamente, com lideranças políticas de todo o Brasil.

Líderes Raps

O Programa Líderes RAPS tem como propósito apoiar, conectar e desenvolver líderes políticos eleitos, de diferentes partidos políticos e distintas posições no espectro ideológico, para que se tornem referência de qualidade na política brasileira e compreendam os princípios da sustentabilidade e os incorporem em sua ação política, a partir de uma perspectiva não ideológica e não partidária.

Não há restrições relacionadas a filiações partidárias, origem geográfica, gênero, identidade de gênero ou tamanho do município de origem do(a) candidato(a).

APOIAMOS QUEM FAZ E QUER FAZER ACONTECER!

O que é preciso para ser líder RAPS 2021?

  • Ser maior de 18 anos e estar em pleno exercício dos direitos políticos;
  • Ser líder político no exercício de cargo eletivo, seja na esfera federal, estadual ou municipal;
  • Ocupar cargo eletivo no momento da inscrição e ter mandato ainda em vigência no ano de 2021;
  • Ser comprometido (a) com princípios de ética, integridade, democracia, transparência e sustentabilidade;
  • Assumir o compromisso de contribuir para o aperfeiçoamento do processo político e da qualidade da democracia brasileira;

 

Para saber mais, acesse o edital.

Prazos e Etapas

As inscrições para o Processo de Seleção RAPS 2021 podem ser feitas entre 11 e 31 de janeiro.

RAPS - Etapas do Processo de Seleção RAPS
Etapa 1

INSCRIÇÃO

Etapa 2

TESTE

Etapa 3

ENTREVISTA

Etapa 4

AVERIGUAÇÃO JURÍDICA

Para saber mais, acesse o edital.

Perguntas frequentes

1
Como funciona o Projeto Líderes RAPS?
O projeto conta com conteúdos, workshops, palestras, seminários, mentorias, premiações e momentos de trocas de experiência e estímulo à atuação conjunta exclusivos, voltados a gestores e legisladores de todas as esferas: federal, estadual e municipal. Isso se dá por meio de encontros e trocas virtuais e presenciais. Em 2021, isso se dará entre os meses de março e dezembro. Os selecionados precisam ter disponibilidade para participar dos encontros virtuais e para os momentos de troca entre a rede de forma remota.
2
Se for selecionado(a), até quando serei uma liderança RAPS?
O projeto prevê um conjunto de atividades e oferta mais intenso no ano de ingresso. Depois disso você continuará fazendo parte da rede de membros, com acesso a atividades e eventos voltados a seu perfil. Sua saída pode se dar a qualquer momento, quando você quiser, ou caso deixe de cumprir os requisitos e disposições do nosso Código de Ética.
3
Quem pode participar do Projeto Líderes RAPS?
Pessoas que atualmente possuem mandatos eletivos, tais como vereadores(as), prefeitos(as) e vice-prefeitos(as), deputados(as) federais, deputados(as) estaduais e distritais, senadores(as), governadores(as) e vice-governadores(as), de todos os partidos políticos e de todas as regiões do país. No nosso processo de seleção não fazemos distinção quanto ao estágio na vida pública. Não há restrições relacionadas a filiações partidárias, origem geográfica do candidato, gênero, identidade de gênero ou tamanho do município de origem do candidato.
4
Que vantagens terei ao fazer parte da rede RAPS?
Ao integrar a rede RAPS, você terá contato com uma rede qualificada de pessoas que já está na política institucional, exercendo diferentes cargos e funções e que possuem desafios políticos e públicos semelhantes aos seus. Nosso interesse é que você aprenda com elas e que elas também aprendam com você. Além disso, você terá contato com pessoas interessadas em política institucional, referências de liderança em seus ramos de atuação que variam entre empreendedores, acadêmicos, e servidores públicos e que, em comum, possuem a disposição de dialogar e colocar as diferenças de lado para encontrar soluções para nossos principais desafios sociais, econômicos, políticos e ambientais. À essa capacidade demos o nome de Amizade Cívica.
5
Quem faz parte da rede RAPS?
Contamos hoje com 671 membros, de 28 dos 33 partidos políticos existentes e, dentre aqueles já eleitos, contamos com alguns dos mais importantes e influentes atores políticos nacionais de todas as regiões do país. No Congresso Nacional, são 7 senadores e 32 deputados federais, o que representa 7% do Parlamento. Adicionalmente, há 40 deputados estaduais, 2 deputados distritais, 2 governadores, 41 vereadores e 17 prefeitos. Acreditamos na política, no diálogo e na cooperação como ferramentas fundamentais para a transformação da sociedade e para a construção de uma política que transforme, inspire e inove. Veja mais em www.raps.org.br/rede-de-liderancas.
6
Estou com algumas dúvidas e gostaria de falar com a equipe RAPS. Como posso entrar em contato?
O canal principal para o processo de seleção é exclusivamente o e-mail selecao@raps.org.br. O nosso prazo de respostas para os e-mails recebidos é de até 72 horas. Sugerimos também que você cadastre o endereço "selecao@raps.org.br" em sua caixa, evitando que nossas comunicações caiam no spam.
7
Não tenho um cargo eletivo hoje, mas quero fazer parte da RAPS. Como fazer?
Neste ano, o Projeto Líderes RAPS foi direcionado exclusivamente para lideranças políticas que já possuem mandato. Mas você pode acompanhar nossas atividades e participar de nossos encontros e eventos abertos, acompanhando nossas redes sociais e assinando nossa newsletter. Curta, compartilhe, divulgue. Nos ajude a chegar mais longe e em mais pessoas!

Sobre aRAPS

A Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS é uma organização criada em 2012, com a missão de contribuir para o aperfeiçoamento da democracia e do processo político brasileiro por meio do apoio, conexão e desenvolvimento de lideranças políticas comprometidas com a transformação do Brasil, estimulando a atuação em rede.

Nosso compromisso é apoiar líderes políticos eleitos, de diferentes partidos e posições no espectro ideológico, para que compreendam e incorporem os princípios da sustentabilidade em suas ações. Escolhemos fazer isso através de uma agenda técnica e temática e também de uma atuação que potencialize a própria forma de fazer política, baseada na ética, na integridade, na transparência e na inovação.

São pessoas em momentos distintos da política institucional e de diversos partidos que estão dispostas a colocar as diferenças de lado para dialogar e trabalhar em conjunto por um país mais justo, com mais oportunidades, melhor qualidade de vida para todos e respeito aos recursos naturais disponíveis.

SAIBA MAIS

Doações

Se você também acredita na política como instrumento para a construção de um Brasil melhor, junte-se a nós.
Você é parte essencial da mudança!
Contribua
Inscreva-se