menu
Voltar

RAPS apoia iniciativa de combate ao Covid-19 nos municípios

24 de março de 2020

RAPS apoia iniciativa de combate ao Covid-19 nos municípios

Como parte do compromisso da RAPS em contribuir para o enfrentamento da grave crise causada pelo avanço do coronavírus no país, estamos somando esforços junto a organizações parceiras que auxiliem o trabalho de governos e gestores públicos.

Em 23 de março, o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), o Instituto Arapyaú e a Impulso lançam o guia Checklist de preparação para a Covid-19 nos municípios, com base em documentos e protocolos adotados pelo Ministério da Saúde e outras organizações. Com apoio institucional da RAPS, a iniciativa tem como objetivo ajudar gestores municipais a diagnosticar suas redes, verificar onde é preciso concentrar esforços e entender o que é necessário fazer para conter o avanço da doença, de modo concreto e objetivo.

Os municípios e, mais especificamente, a atenção básica da saúde são protagonistas na prevenção e combate ao Covid-19. O material pode ser utilizado por governantes do poder público municipal, técnicos e profissionais ocupando diferentes funções nesse momento de preparo da estrutura de saúde municipal. A implementação garante a efetivação de protocolos e comunicação ao usuário de maneira simples.

A iniciativa serve tanto a municípios que já estão com seus planos de contingência em mãos, e desejam compará-lo com outros, quanto aos municípios que ainda não se mobilizaram para tal. E se você é cidadão, a ferramenta também é uma forma de acompanhamento da sua cidade.

Acesse coronacidades.org e faça download da checklist. Além do material, o site conta com um passo a passo para checar a situação do seu município e um canal de dúvidas para organizar as principais demandas dos municípios.


Tags

Últimas do blog

26 de março de 2020

Manifesto dos Líderes RAPS: Brasil contra o coronavírus

O rápido e perigoso avanço do novo coronavírus no Brasil impõe a necessidade urgente de concentrarmos todos os nossos esforços no combate à pandemia. Já são mais de 2.500 casos em todas as unidades da federação e 61 mortes, que crescem exponencialmente e podem colapsar [...]

Leia Mais
25 de março de 2020

Coronavírus: a política de quarentena faz sentido, mesmo com os prejuízos econômicos?

No caso do Brasil, sim. Pelo menos essa é a opinião do economista da saúde André Cezar Médici, do Banco Mundial, entrevistado pelo cientista político Sergio Fausto ontem (25.03), em transmissão realizada pela Fundação Fernando Henrique Cardoso. O especialista lembra que o Covid-19 é um [...]

Leia Mais
24 de março de 2020

Boletim Covid-19 #1: Principais medidas do poder público federal

Neste momento, o Brasil precisa da atuação de todos e todas nós para superarmos a grave crise causada pelo avanço do novo coronavírus. O desafio que essa pandemia nos impõe é imenso. Sabemos que serão necessários planejamento, atuação coordenada e análises constantes de cenário, além [...]

Leia Mais
RAPS