menu
Voltar

RAPS apoia movimento Brasil Sem Corona

23 de março de 2020

RAPS apoia movimento Brasil Sem Corona

Em mais uma ação para colaborar para o enfrentamento à crise ocasionada pelo coronavírus no país, a RAPS apoia o movimento Brasil Sem Corona, lançado no último dia 20 de março pela plataforma colaborativa Colab e a Epitrack, referência internacional para detecção de epidemias.

Com o nosso apoio e de outras organizações, a iniciativa tem o objetivo de diminuir a disseminação do vírus nas cidades, mapeando os casos de Covid-19 e as regiões com risco de surtos, para ajudar as equipes de saúde das prefeitura se governos estaduais e federal no combate à pandemia.

A plataforma é baseada no conceito de vigilância participativa e cria um canal de comunicação entre o cidadão e a prefeitura, favorecendo a coleta de dados para que os algoritmos de predição de epidemias consigam apontar as áreas mais críticas.  A abordagem é validada cientificamente, com experiências bem-sucedidas em Copas do Mundo, Olimpíadas, surtos de Influenza nos EUA, Epidemia do zika no Brasil, dentre outras situações críticas para a gestão pública.

O uso da plataforma pelas pessoas é muito simples: basta baixar o aplicativo do Colab no celular (disponível para Android e IOS) e responder a um questionário informando se está ou não com sintomas da doença ou se teve contato com alguém que contraiu o vírus.

Os governos interessados podem acessar as informações agregadas coletadas a partir da plataforma. Para saber mais e participar, faça um cadastro no site brasilsemcorona.com.br, na aba “Quero ajudar”.

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS