menu
Voltar

RAPS apoia movimento Brasil Sem Corona

23 de março de 2020

RAPS apoia movimento Brasil Sem Corona

Em mais uma ação para colaborar para o enfrentamento à crise ocasionada pelo coronavírus no país, a RAPS apoia o movimento Brasil Sem Corona, lançado no último dia 20 de março pela plataforma colaborativa Colab e a Epitrack, referência internacional para detecção de epidemias.

Com o nosso apoio e de outras organizações, a iniciativa tem o objetivo de diminuir a disseminação do vírus nas cidades, mapeando os casos de Covid-19 e as regiões com risco de surtos, para ajudar as equipes de saúde das prefeitura se governos estaduais e federal no combate à pandemia.

A plataforma é baseada no conceito de vigilância participativa e cria um canal de comunicação entre o cidadão e a prefeitura, favorecendo a coleta de dados para que os algoritmos de predição de epidemias consigam apontar as áreas mais críticas.  A abordagem é validada cientificamente, com experiências bem-sucedidas em Copas do Mundo, Olimpíadas, surtos de Influenza nos EUA, Epidemia do zika no Brasil, dentre outras situações críticas para a gestão pública.

O uso da plataforma pelas pessoas é muito simples: basta baixar o aplicativo do Colab no celular (disponível para Android e IOS) e responder a um questionário informando se está ou não com sintomas da doença ou se teve contato com alguém que contraiu o vírus.

Os governos interessados podem acessar as informações agregadas coletadas a partir da plataforma. Para saber mais e participar, faça um cadastro no site brasilsemcorona.com.br, na aba “Quero ajudar”.


Tags

Últimas do blog

26 de março de 2020

Manifesto dos Líderes RAPS: Brasil contra o coronavírus

O rápido e perigoso avanço do novo coronavírus no Brasil impõe a necessidade urgente de concentrarmos todos os nossos esforços no combate à pandemia. Já são mais de 2.500 casos em todas as unidades da federação e 61 mortes, que crescem exponencialmente e podem colapsar [...]

Leia Mais
25 de março de 2020

Coronavírus: a política de quarentena faz sentido, mesmo com os prejuízos econômicos?

No caso do Brasil, sim. Pelo menos essa é a opinião do economista da saúde André Cezar Médici, do Banco Mundial, entrevistado pelo cientista político Sergio Fausto ontem (25.03), em transmissão realizada pela Fundação Fernando Henrique Cardoso. O especialista lembra que o Covid-19 é um [...]

Leia Mais
24 de março de 2020

Boletim Covid-19 #1: Principais medidas do poder público federal

Neste momento, o Brasil precisa da atuação de todos e todas nós para superarmos a grave crise causada pelo avanço do novo coronavírus. O desafio que essa pandemia nos impõe é imenso. Sabemos que serão necessários planejamento, atuação coordenada e análises constantes de cenário, além [...]

Leia Mais
RAPS