menu
Voltar

RAPS apresenta Guia para implementação dos ODS aos mandatos legislativos durante encontro do programa Líderes 2021

30 de agosto de 2021

RAPS apresenta Guia para implementação dos ODS aos mandatos legislativos durante encontro do programa Líderes 2021

No sábado (28), a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS realizou o primeiro encontro do 2º Módulo do Programa Líder RAPS 2021, voltado para deputados estaduais e vereadores que foram selecionados no processo deste ano. No evento, foi apresentado o guia “Ferramentas e Estratégias para o Mandato Legislativo: um caso aplicado aos ODS da Agenda 2030” para auxiliar na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos mandatos legislativos dos Líderes RAPS. O encontro também teve a participação do Líder RAPS e vereador de Salvador, André Fraga (PV/BA), que falou sobre o “Programa de Construções Sustentáveis”.

O guia “Ferramentas e Estratégias para o Mandato Legislativo: um caso aplicado aos ODS da Agenda 2030” foi elaborado pela RAPS em parceria com a Legisla Brasil. Destinado para a capacitação e construção de saberes de líderes políticos, o texto contou também com a revisão de Nicole Girotto, da equipe RAPS; e o aconselhamento dos Líderes RAPS do André Fraga, Bruno Gomes e Carol Ayres, esses dois últimos são fundadores da consultoria HUMANA.

“Depois de praticamente oito anos no executivo, passei os meus primeiros meses de mandato aprendendo bastante”, contou Fraga que está em seu primeiro mandato no legislativo. “Tenho certeza que se tivesse acesso a um guia como esse antes, teria sido mais fácil. É uma grande contribuição para que a gente possa localizar os ODS e colocá-los num nível municipal, ou seja, no local em que atuamos”, conclui.

O guia está dividido em cinco etapas: mapeando seus cenários; escolhendo seus ODS; priorizando metas dos ODS; desenhando seus resultados-chave; e definindo ações dos resultados-chave com ferramentas aliadas. Além de uma explicação completa de cada item, os Líderes RAPS realizaram tarefas no intuito de entender na prática como executar cada etapa.

Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade

A segunda edição do prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade está com inscrições abertas. Se você, Líder RAPS, realizou alguma iniciativa que dialoga com pelo menos um ou mais dos 17 ODS, se inscreva!

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS