menu
Voltar

RAPS Newsletter | Ano 4, n° 86

13 de dezembro de 2019

10 de dezembro de 2019

Painel sobre crise climática brasileira e encontro com lideranças globais marcam participação da RAPS na COP25
Na segunda-feira (09.12), a RAPS promoveu o painel “Crise Climática: Olhares da política brasileira” durante a 25ª Conferência das Partes das Nações Unidas (COP-25) – evento mais importante do ano para debater a agenda ambiental em nível global -, realizada em Madri, na Espanha.

Com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), o debate aconteceu no Brazil Climate Action Hub, que fica na Zona Azul – Pavilhão 8, onde ocorrem as negociações internacionais no âmbito da Convenção de Clima e do Acordo de Paris. As discussões abordaram os principais desafios, riscos, oportunidades e compromissos para o fortalecimento da agenda do clima nas diferentes esferas da federação. O painel é desdobramento de um processo de construção de diálogo pelo desenvolvimento sustentável promovido pela RAPS desde o seu surgimento, e que tem se intensificado recentemente.

Participaram do evento a diretora executiva da RAPS, Mônica Sodré, e os Líderes RAPS senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB-SP) e a prefeita de São Bento do Una (PE), Débora Almeida (PSB-PE). Também fazem parte da delegação da RAPS os Líderes Chió (REDE-PB), deputado estadual da Paraíba; Gilberto Natalini (PV-SP), vereador de São Paulo (SP); e Kelps Lima (SD-RN), deputado estadual do Rio Grande do Norte. São lideranças políticas de diferentes partidos e visões de mundo que trabalham juntas pela construção de um Brasil mais sustentável e que respeite os seus recursos naturais.

Além do debate, as lideranças cumprem outras agendas em eventos importantes da COP25 para estreitar laços, firmar compromissos e estabelecer metas com outros líderes globais comprometidos com o desenvolvimento sustentável. Os Líderes RAPS estiveram em encontro com congressistas alemães e prefeitos iberoamericanos, além de se reunirem com lideranças de todo o país e marcarem presença em compromisso na embaixada do Brasil na Espanha.

A COP25 reúne em Madri, na Espanha, até 13 de dezembro, diversos líderes políticos mundiais, acadêmicos e representantes da sociedade civil para debater, a nível global, metas de redução de CO2, créditos de carbono, e demais formas de frear o avanço das mudanças climáticas e lidar com suas consequências.

Acompanhe a cobertura do evento em nossas redes pela hashtag #RAPSnaCOP25.

Líderes RAPS 2019 assinam artigos sobre resíduos sólidos e consórcios municipais
Como parte das atividades de capacitação da turma, os Líderes RAPS 2019 tiveram a oportunidade de participar de Grupos Temáticos para debater com especialistas sobre tratamento de resíduos sólidos e consórcios municipais, temas definidos por eles mesmos durante o I Módulo de Formação, realizado em abril.

Desde então, foram realizados uma série encontros online, com apresentações técnicas sobre os assuntos, discussões e troca de experiências a partir de diferentes pontos de vista e das mais distintas realidades do Brasil. Por fim, as lideranças produziram artigos sobre os temas abordados nos GTs. Clique aqui para conferir a publicação.


REDE RAPS

Líderes RAPS são coautores de projeto que institui Licitação Sustentável em São Paulo
Foi aprovado na última semana na Câmara Municipal de São Paulo o Projeto de Lei 724/2017, que institui o conceito de Licitação Sustentável. Com autoria do Líder RAPS e vereador Caio Miranda (PSB-SP), e coautoria do Líder RAPS Gilberto Natalini (PV-SP), o PL torna obrigatório que a administração pública municipal leve em consideração a adoção de critérios ambientalmente corretos, socialmente justos e economicamente viáveis para aquisição de bens, contratação de serviços ou obras.

Com participação de lideranças RAPS, Frente Parlamentar Ambientalista no Congresso divulga relatório
Criada para atuar em favor da agenda ambiental brasileira no Congresso Nacional, a Frente Parlamentar Mista Ambientalista divulgou um relatório com as ações do colegiado no ano de 2019. O documento conta com a descrição das atividades mais relevantes e artigos do parlamentares acerca dos temas mais importantes sobre o tema.

O Líder RAPS e deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB-SP) assinou texto sobre os desafios enfrentados no comando da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável na Câmara dos Deputados. Já o Líder RAPS e deputado federal Arnaldo Jardim (CIDADANIA-SP) fez um panorama sobre o Pagamento de Serviços Ambientais.

Além deles, fazem parte da Frente os Líderes RAPS Alessandro Molon (PSB-RJ), João Campos (PSB-PE), Leandre (PV-PR), Luisa Canziani (PTB-PR), Luiz Flavio Gomes (PSB-SP), Marcelo Ramos (PL-AM), Rafael Motta (PSB-RN), Rodrigo Coelho (PSB-SC) e Tadeu Alencar (PSB-PE).


NO RADAR

Democracias sob tensão: pesquisa mapeia estado da democracia em 42 países
O seminário “Segurança Pública e Segurança Urbana na agenda do Poder Legislativo” acontece na próxima sexta-feira (13), das 9h às 17h. O evento é organizado por Instituto Sou da Paz e Escola do Parlamento, da Câmara Municipal de São Paulo, e promoverá um debate com foco na interface entre o poder legislativo federal, a agenda nacional de segurança pública e a perspectiva municipal no combate à violência.

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS