menu
Voltar

RAPS participa do lançamento da GFANZ no Brasil

28 de março de 2022

RAPS participa do lançamento da GFANZ no Brasil

Em tempos em que o Governo Federal trabalha diariamente para flexibilizar as regras e favorecer atores não comprometidos com o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente, além das constantes tentativas de emplacar pautas retrógradas nas casas Legislativas, se faz necessário que todos os setores da sociedade brasileira se empenhem em lutar contra essas práticas que só irão contribuir com o poder, já devastador, das mudanças climáticas.  

No intuito de apresentar as nossas preocupações não só com o desmonte das políticas ambientais no Executivo Federal, mas também de manifestar o nosso desejo de que o país chegue com uma imagem melhor na próxima COP27, a RAPS, representada pela nossa diretora executiva, Mônica Sodré, participou nesta segunda-feira (28) do lançamento da Glasgow Financial Alliance for Net-Zero (GFANZ) no Brasil, evento promovido pela Embaixada do Reino Unido no Brasil, com as participações do presidente da COP26, Alok Sharma; da comunidade Race to Zero, formada por cidades, estados e empresas; e dos representantes dos setores financeiro e de investimentos. 

A GFANZ, lançada durante a COP26, tem como prioridade expandir sua adesão geográfica para que ela seja mais representativa na comunidade global. No “I Encontro do GFANZ + Race to Zero Brasil: mobilizando as finanças e entregando a implementação” foi destacado, entre outros pontos, a importância do compromisso do setor financeiro rumo a uma economia de baixo carbono. 

Durante a nossa participação, Mônica Sodré pontuou que precisamos de um Parlamento que entenda melhor a pauta ambiental. “A nossa pesquisa, realizada em parceria com a FGV e iCS, em 2021, apontou que 51% dos parlamentares acreditam que a energia renovável deve ser a prioridade no combate à mudança do clima em vez do combate ao desmatamento”, diz.  

Sobre como espera que o Brasil chegue na COP27, que vai acontecer em novembro, a diretora executiva da RAPS espera um outro comportamento. “Desejamos que o país se apresente na Conferência do Clima com uma outra postura e com alguns projetos, de uma agenda positiva, aprovadas no âmbito do Parlamento, em especial o Mercado de Carbono, a PEC do CAR, que trata do cancelamento do Cadastro Ambiental Rural em terras públicas não destinadas e protocolada pelo senador José Serra graças uma recente parceria entre RAPS e o IPAM, e as Concessões Florestais já sancionadas”. 

Sobre a Race to Zero 

Race To Zero é uma campanha global para reunir liderança e apoio de empresas, cidades, regiões, investidores para uma recuperação saudável, resiliente e zero carbono que previne ameaças futuras, crie empregos decentes e desbloqueie um crescimento inclusivo e sustentável. No Brasil, 12 Estados, mais de 40 cidades e 200 empresas passaram a integrar a campanha. 

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS