menu
Voltar

PEC do CAR em terras públicas é protocolada no Senado

23 de março de 2022

PEC do CAR em terras públicas é protocolada no Senado

Com o apoio de parlamentares de diferentes partidos, foi protocolada nesta quarta-feira (23) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera o artigo 188 da Constituição Federal e o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para disciplinar a destinação de florestas públicas. Autor da PEC 7/2022, o senador José Serra (PSDB/SP) coletou as 27 assinaturas necessárias para a matéria iniciar as tramitações na Casa. Todas as lideranças RAPS no Senado assinaram o documento.  

Assim como o Projeto de Lei nº 486/2022 que criminaliza a inscrição fraudulenta no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e proíbe o registro de imóveis rurais localizados em áreas protegidas, a PEC também é fruto da articulação entre RAPS e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) junto ao senador José Serra.   

“O Congresso brasileiro precisa compreender que tem um papel fundamental para ajudar o Brasil a conter o desmatamento e mitigar os seus efeitos”, diz Mônica Sodré, diretora executiva da RAPS. “As mudanças climáticas já são uma realidade com consequências irreversíveis, e boa parte das emissões brasileiras de gases de efeito estufa advém de mudanças no uso da terra e o desmatamento é responsável por parte significativa disso”.  

Se aprovada a PEC, a redação do artigo 188 passaria a determinar que “a destinação de terras públicas, inclusive as terras devolutas, será compatibilizada com a política agrícola, com o plano nacional de reforma agrária e com a conservação ambiental”.  

Além disso, ficaria “proibida a titulação de terras públicas cobertas por florestas ou demais formas de vegetação nativa, mesmo que em processo de regeneração natural, a pessoas físicas e a pessoas jurídicas de direito privado”. Entre essas terras, estão: unidades de conservação da natureza de domínio público; terras indígenas; concessão florestal; e concessão de uso a povos ou comunidades tradicionais para desenvolvimento de projetos de assentamento florestal, de desenvolvimento sustentável, agroextrativistas ou outros similares.  

Senadores signatários da PEC 7/2022:

Senador José Serra (PSDB/SP)
Senadora Leila Barros (CIDADANIA/DF) – Líder RAPS
Senador Fabiano Contarato (PT/ES) – Líder RAPS
Senador Alessandro Vieira (CIDADANIA/SE) – Líder RAPS
Senadora Eliziane Gama (CIDADANIA/MA)
Senadora Mara Gabrilli (PSDB/SP) – Líder RAPS
Senador Randolfe Rodrigues (REDE/AP) – Líder RAPS
Senador Jaques Wagner (PT/BA)
Senador Izalci Lucas (PSDB/DF)
Senador Omar Aziz (PSD/AM)
Senador Otto Alencar (PSD/BA)
Senador Jean Paul Prates (PT/RN) – Líder RAPS
Senador Tasso Jereissati (PSDB/CE)
Senador Rogério Carvalho (PT/SE)
Senador Paulo Paim (PT/RS)
Senador Humberto Costa (PT/PE)
Senador Rodrigo Cunha (PSDB/AL) – Líder RAPS
Senador Paulo Rocha (PT/PA)
Senador Reguffe (PODEMOS/DF) – Líder RAPS
Senador Plínio Valério (PSDB/AM)
Senadora Simone Tebet (MDB/MS)
Senador Romário (PL/RJ)
Senadora Rose de Freitas (MDB/ES)
Senador Flávio Arns (PODEMOS/PR)
Senadora Zenaide Maia (PROS/RN)
Senador Confúcio Moura (MDB/RO)
Senador Jorge Kajuru (PODE/GO)

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS